Exemplos de Redes Sociais
Este post é resultado de minha vivência prática no “mundo Web” e da Eureka a partir de um tweet do @Gartenberg, colunista da ComputerWorld.
As redes sociais invadiram as pautas das colunas de tecnologias. FATO. Todos os dias, um novo artigo, um fato inusitado, um novo acontecimento ganham espaço da mídia que noticia e levanta a discussão com relação a acontecimentos, fatos e postura em redes sociais.
Postura… Afinal, existe um padrão social a ser seguido na rede?
Padrão a ser seguido não sei… Até porque a rede é livre e cada um tem a postura que bem entender. Só não podemos negar que existam grupos de abordagem para o posicionamento on-line, destacando:
- O sigiloso/privado
- O aberto/público
- O pessoal/sigiloso
- O professional
Para facilitar o posicionamento pessoal na Web, tendo em vista a vocação nativa de cada ferramenta/rede social, o rumo que cada uma seguiu, imposto ou não pelos usuários, por que não determinar uma correlação: Ferramenta X Postura?
Tendo em vista que, até o momento, existem 4 grandes ferramentas principais no nosso cotidiano (Twitter, Facebook, E-mail e LinkedIn), podemos propor algo como se segue:
- Twitter – Público
- Colocou no Twitter, “todomundovê”!
- Se você tem algo para falar, mas não quer que todos leiam, coloque no Facebook. O “livro de faces” já possui a mesma funcionalidade lógica de timeline do Twitter e você pode ir além do limitado universo dos 140 caracteres.
- Não se chateie se seu amigo “te deu um unfollow”: Amigos amigos, negócios a parte. O Twitter já é utilizado, por muitos, para trabalho!
- Facebook e Orkut – Pessoal
- Pedro é irmão de João, que namora com Joaquina, que foram para a casa de praia no final de semana, tiraram muitas fotos, compartilharam na rede, receberam uma infinidade de comentários e já estão marcando a próxima balada do final de semana. Definitivamente, essa “interação social” tem que estar no “Fêice” ou no “KutKut” (rsrsrsrs…).
- E-mail/Chat – Sigiloso/privado
- Se a comunicação é sigilosa, utilize o e-mail. Há quem mande direct mensagem pelo Twitter, depoimento pelo Orkut. Não tem como questionar, o e-mail é “A” ferramenta para comunicação P2P/B2B (Person to Person, Businesses to Businesses)
- LinkedIn – Profissional
- Ainda não é das mais populares aqui no Brasil mas já está “bombando” na rede mundo afora. O LinkedIn é um universo a ser explorado para o ambiente de negócios. Se você precisa colocar detalhes de seu currículo, sua empresa, sua formação, o LinkedIn é o lugar e, a medida que a rede vai crescendo, passa a ser um universo informacional para Businesses.
- Em ofertas de empregos de multinacionais da área de TI, o LinkedIn já está sendo adotado como ferramenta para passar informações curriculares, substituindo o banco de currículos.
Obviamente que o conteúdo aqui expresso não é Lei. Apenas um ponto de vista! Se você quiser continuar contanto o passo a passo da sua vida no Twitter ou dando dicas de mercado no Facebook, no problemas, a internet dá certo, dentre uma infinidade de outras variáveis, porque ela é livre e sem os chatos/reguladores.