Diversos sistemas e aplicações rodando no universo externo à empresa, hospedados em Data Centers remotos, acessados a toda hora e todo instante, unicamente via IP. A medida que as empresas investem em aplicações e serviços baseadas no modelo Cloud Computing, a dependência em relação ao universo IP passa a estar intrínseca à existência da própria empresa.
E se o meu link dedicado (se é que você já resolveu acreditar que realmente precisa dele) ou minha banda larga saem do ar? O que fazer? Onde está a redundância/contingência para esse circuito?
A resposta pode ser: “Na substituição” da sua operadora de Telefonia ou IP.
Tudo bem, para a banda larga, utilizemos um “modemzim” 3G para contingencias ou, coloquemos um segunda operadora mas, a medida que processos e aplicações on-line tornam-se críticos à gestão, soluções mais robustas passam a ser demandadas.
O Mercado é Dinâmico
Uma modalidade de serviço que vem se tornando muito comum é o de private networking ou private cloud. Nesta modalidade de serviços, operadoras e prestadores de serviço invertem a lógica do serviço de conectividade, se focando em infra estrutura ao invés de serviço de conexão.
O cliente aluga uma fibra ótica apagada que liga a empresa dele a um determinado local geográfico previamente solicitado, podendo ser um data center, uma filial com links de contingência, enfim… uma localidade com a qual a empresa irá literalmente ser plugada e trocar tráfego.
Para empresas que demandam UP time, arrisquemos, de 100%, existem operadoras que alugam infra estrutura bastante flexíveis e dinâmicas podendo criar, por exemplo, circuitos ligando diversas filiais pelo Brasil com convergência a um ponto único de troca de tráfego no PTT em São Paulo.
A empresa possui um link direto com todas as operadoras e players do mercado de hosting do país, estando “a um hack” de distância no quesito troca de tráfego em um infra 100% proprietária.
Para gestores de rede e de TI, circuitos customizados são o mais lindo oceano… Otimizar recursos de infra em cima de links customizados pode render boas economias além de maior segurança.
Projetos de Fibra Ótica Sob Medida
Ainda dentro do universo de planejamento de infra e rede, a empresa que demanda conectividade diferenciada também pode partir para criação da própria rede privada em conjunto de uma empresa autorizada pela Anatel caso ainda não haja estrutura para ser locada. Projetos 100% planejados dentro dos requisitos técnicos e geográficos do cliente, em fibra, gigabit, quem já utiliza sabe que o payback pode demorar mas vale cada centavo economizada em medicação para enxaqueca!
Caso queira saber mais detalhes técnicos sobre tecnologias em redes óticas (mono modo x multi modo x multiplexadores x licenças x conversores gigabit/ethernet) , deixe um comentário ou mande-me um e-mail (contato@renzocolnago.com).