Definindo o Menu de Produtos do Ecommerce

Entendido que o mundo virtual não é um mundo de faz de conta e que uma loja virtual é uma loja com todas e até mais complexidades do mundo físico, é hora de planejar e estudar o seu mix de produto: Aquilo que será exposto para os navegantes, potenciais compradores, e que será o “motivo” de suas receitas.

A fase de estudo do mix de produtos é “desprezada” por muitos que, inevitavelmente acabam tendo de passar por ela uma hora ou outra… Uma regrinha do mundo Project management: O custo de replanejamento é muito maior que o de planejamento, portanto, planejar é poupar recursos.

Vou lançar algumas perguntas aleatórias que, se preferir, podem ser respondidas uma a uma e o leitor, enquanto empreendedor, pode tirar as conclusões… Não encare como uma consultoria, essas perguntas, por si só, não garantem muita coisa, apenas um pré-teste de seu planejamento. Se não conseguir responder nenhuma das perguntas ou ficar muito surpreso com os questionamentos, preocupe-se! :)

O menu de produtos

Na prática será a listagem completa de o que você terá a venda em sua loja.

  • O que você vai vender?
  • É um produto com muitos concorrentes no mercado físico e/ou virtual?
  • Você precisa vender toda a linha de um determinado fornecedor ou pode vender apenas alguns itens do mix?
  • É um produto genérico ou específico?(já conhece o conceito de cauda longa, né?)?
  • É legalizado no Brasil? Você poderá emitir notas fiscais desse produto sem correr o risco de ser preso?
  • Você consegue montar uma listagem, de preferência em planilha, com nome do produto, fabricante, peso, prazo médio de entrega do fornecedor, pedido mínimo, peso, peso embalado, largura, altura, profundidade, categoria e, por quê não, tags?
Ter a listagem completa em mãos é um passo primordial para o desenvolvimento da maioria das estratégias de marketing/vendas, conteúdo, logística e finanças do seu Ecommerce.

Deixe um comentário