Meu Arduino Chegou – Hello World

Bom, a brincadeira começa a fica divertida quando o santo Arduino chega em nossas mãos… Não apenas o Arduino em si como um Kitzinho de start, popular nas lojas que vendem a placa. Sobre o Arduino em si, wxistem alguns tipos de boards… Uno, Duomilenove (veja a listinha completa aqui e aqui). A mais queridinha do momento é o Arduino UNO.

Bancada

Primeiro passo, organize uma bancadinha bacana de trabalho. Boa iluminação, espaço para espalhar as pecinhas, computador e energia por perto…

Starters kits

Como falado anteriormente, são populares nas lojas especializadas. Os kits básicos são compostos, geralmente, por um Arduino, cabo USB, alguns leds, uma protoboard, um potenciômetro, uma buzininha, um sensor de calor, fios plugáveis e outros “baduláques” que otimizam a conectividade e ajudam no processo de aprendizado. Com a bancadinha separada, vamos ao passo software.

Conectando a Placa ao Computador

No MAC OS, go to arduino.cc e faça o Download da ultima versão do software… (link aqui). Em se tratando de software, temos a IDE, onde colocamos o código e gerenciamos a conexão com o Arduino via USB>SERIAL. É necessário, em alguns casos, baixar o arquivo com os drivers de conexão tbm… Driver FTDI (link aqui) No Windows, é a mesma coisa: download do software do Arduino e download do driver FTDI. Com tudo instalado, basta plugar a placa no cabo USB e no computador, selecionar a porta de conexão, o modelo da sua placa e pronto, só subir um arquivinho de teste para a placa. [sws_toggle2 title=”Código Fonte Para Implementação do ‘Led Piscando’ “]

int ledPin = 13;                 // LED connected to digital pin 13    void setup()  {  pinMode(ledPin, OUTPUT);      // sets the digital pin as output  }    void loop()  {  digitalWrite(ledPin, HIGH);   // sets the LED on  delay(1000);                  // waits for a second  digitalWrite(ledPin, LOW);    // sets the LED off  delay(1000);                  // waits for a second  }

[/sws_toggle2]

Deixe um comentário