Para trabalhar com Arduino e com ideias elevadas ao quadrado nesse mundo, faz-se necessário conhecer o universo da eletrônica… Capacitores, diodos, soldas, placas, etc.
Achei interessante compartilhar um basicão que andei aprendendo.
Capacitor
Um capacitor guarda energia por um pequeno período de tempo e são usados nos circuitos digitais para filtrar sinais elétricos.
Acho que podemos comparar um capacitor com uma bateria de curto prazo. Ele armazena a energia por um determinado prazo de tempo.
Um capacitor também serve para limpar a corrente e a perna negativa é marcada com um sinal de menos e deve estar conectada ao ground ou a um ponto com voltagem menor que a positiva.
Diodo
Eles funcionam como um direcionador de fluxo de corrente fazendo com que uma determinada concorrente tenda a seguir em apenas um sentido.
Dois pontos: O catodo (lado negativo) e anodo (lado positivo)
Led
Esse é fácil! Led tá na moda e tudo “quanté” lanterninha hoje vem com LED.
Light Emiting Diode ou Diodo Emissor de Luz. Como o nome bem diz, é um diodo que emite luz quando recebe uma corrente elétrica.
Comportando-se como diodos, tendem a conduzir eletricidade em uma direção.
Circuito Integrado
É um conjunto de componentes em um único chip. Podem ser complexos como uma plaquinha Arduino ou mais simples como como um isolador ótico que contem apenas 2 semicondutores.
Lá na Wikipedia vemos que também é conhecido como CI, microcomputador, microchip, chip de silício, chip ou chipe
Protoboard
Uma placa para “brincarmos” sem muito trabalho. Aquela plaquinha que vemos em laboratórios de elétrica… Facilitam a vida na hora de ligar componentes provisoriamente, evitando ter de SOLDAR uma estrutura ainda em testes.
Lá na Wikipedia a gente vê que: Na superfície de uma matriz de contato há uma base de plástico em que existem centenas de orifícios onde são encaixados os componentes.
Resistor
São os que “resistem” o fluxo de uma corrente elétrica… o resistor vai limitar a voltagem que passa por ele em função de suas características que são definidas por cores impressas.
Motores
Motores são conversores de energia elétrica em movimento físico. Alguns comportamentos típicos: tem velocidade proporcional à voltagem e direção em função da polaridade.
Aquele filé mignon dos brinquedos desmontados quando você era criança!
Optocoupler
Também conhecidos como optoisolators. Permitem separação elétrica entre componentes para que possam trabalhar em voltagens diferentes.
A ideia é prevenir a passagem de altas voltagens em um lado do circuito evitando danos no outro lado.
Fotocélula ou Photorsistor.
São resistores cuja resistência varia em função da quantidade de luz.
Potenciômetro
Um resistor variável. A medida que desliza o fader ou gira o knob, muda a resistência.
Relay
O famoso relê. Um switch eletrônico que liga conforme um input de voltagem. Recebe um impulso elétrico e ativa a passagem de energia.
Switch
Podemos chamá-lo de interruptor. É aquele que abre ou fecha um circuito.
[Crédito da Imagem: Eletrônicos – ShutterStock]