O Black Friday, para quem não conhece, é um termo criado pelo varejo americano para nomear ação de vendas anual, que acontece sempre na quarta sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças, onde as lojas americanas oferecem grandes descontos nos seus produtos.(*)
*O conteúdo explicativo aí de cima eu tirei do Wikipedia.
O Black Friday é coisa de Americano consumista que precisa, sempre, de ferramentas para dar saída em seus estoques… (Isso é o que a gente ouve por aí mas esse não é o foco na matéria.)
O objetivo do post é repassar algumas boas práticas de compras online para você não cair em furada! A ideia é muito boa: Descontos, queima de estoque… Mas será que a coisa é séria? Afinal, quando a promessa é muito, o santo desconfia…
Dicas para se resguardar do golpes ou ações “espertinhas”.
Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br)
Faça uma rápida busca no reclame aqui. A loja possui reclamações? São atendidas? São resolvidas?
E, opinião pessoal: Para fins de nivelamento quanto do conhecimento da empresa, o fato de não haver reclamações no site pode até ser pior do que ter reclamações sendo trabalhadas/resolvidas.
Busque nas mídias sociais sobre a empresa.
A empresa possui uma presença sólida nos canais em plataforma digital? O perfil no Facebook tem quanto tempo? Quanto tempo tuitando?
Faça uma busca no Twitter, no Facebook, no Instagram e onde mais for possível sobre a empresa. Lembre-se também que pessoas insatisfeitas costumam rasgar o verbo nas redes.
Segurança da Loja.
Falar sobre segurança, de forma resumida, é um desafio. Muitos são os recursos e, alguns deles, muito técnicos… Difícil de explicar em um post superficial.
SELOS
Tem o selo do e-bit? Tem o selo do site blindado? Ótimo ter os selos, geralmente lá no rodapé do site. Mas, cheque-os se são autênticos.
SSL
O site tem conexão https? Lá na barra de endereço aparece http:// ou https://? SSL é um protocolo que por meio de criptografia fornece confidencialidade e integridade nas comunicações. Basicamente, é um “aval” de que o dado está saindo do seu navegador e indo para o site, sem passar por piratas ou espertinhos. E, lembre-se, o fato de não ter o HTTPs, não quer dizer que o site é INSEGURO ou perigoso, ok?
MEIO DE PAGAMENTO
Entregar valores financeiros a alguém, pela primeira vez, em troca de promessa de recebimento é uma relação de confiança. Em outras palavras, confiar valores a alguém que nunca viu, na expectativa de receber algo exige um pouco mais de atenção. Você vai pagar pra quem? É Moip, Mercado Pago, PagSeguro ou direto com o lojista? Na dúvida, compre com cartão de crédito… Estornar uma compra online pelo cartão de crédito é mais fácil do que cancelar o pagamento de um boleto.
Aquele preço é bom?
Agora, uma dica contextualizada para o Black Friday.
Uma prática anti ética de lojistas é aumentar o preço de um produto semanas antes de uma grande promoção. Com o preço majorado, aplica-se um desconto aparentemente atraente mas com o valor final do produto pouco diferente do original, pré-aumento.
Para tirar essa dúvida, existem várias opções. Uma ferramenta que serve para checar e ilustra o cenário é o site www.jacotei.com.br