Utilização do Pacote de Dados em Roaming: Mobile Data Alerter for BlackBerry

RoamingUma das preocupações dos usuários BlackBerry em transito internacional e a conta/custo por fazer uso do Roaming em ligações, dados etc.… As ligações são simples de serem controladas/filtradas, basta que o usuário filtre/ignore as chamadas. Mas e os e-mails? Toneladas de e-mails diários, talvez não tão necessários em uma viagem internacional. Ficar criando regras de filtros no operadora.blackberry.com e cansativo e pode gerar ineficiência. O que fazer?

O BlackBerry, com sua tecnologia de e-mail push, interage constantemente com a rede de telefonia o que resulta em um consumo constante do pacote de dados. Um detalhe técnico pouco relevante quando o usuário esta em seu pais de origem pois o pacote BIS já contempla essa conectividade constante…

Em transito/roaming, o usuário passa a ser tarifado por Kb trafegado e não mais por dados ilimitados/BIS, ou seja: Quanto mais utilizar os recursos de e-mail, dados em geral, maior será a conta a ser paga e, por se tratar de uma tarifação internacional, ela não e nem um pouco barata.

Para aqueles que querem ter conectividade e, ao mesmo tempo, monitorar os custos, existe o Aplicativo E-Office Mobile Data Alerter que, uma vez instalado, contabiliza todo o trafego de dados e produz relatórios diários com a banda utilizada por aplicativo podendo criar regras de notificação por quantidade de bites trafegados. Com a quantidade de banda (Kb) utilizada registrada, e possível  criar um controle pessoal além de checar se a operadora lhe tarifou corretamente (quando a conta chegar).

Dica: Para minimizar os custos, além de monitorar o consumo de dados, sugiro:

  • Criar/configurar uma conta de e-mail especial para viagens do tipo:  viajando_seunome@seudominio.com.br . Mantenha este endereço de e-mail em sigilo, passando-a apenas a quem realmente precisa se comunicar. Com isso, você passa a ter um canal de comunicação já filtrado com apenas o que se faz necessário receber.
  • Manter a antena de telefonia do seu celular desligada. Ative-a em determinadas horas do dia para receber as mensagens, com isso você tem melhor controle do que esta recebendo/quanto/que horas.
  • Evitar enviar e-mail com fotos ou arquivos pesados. Lembre-se: Você esta sendo tarifado pela quantidade de dados que utiliza tanto em Download (recebendo) quanto em Upload (enviando). Quanto maior o trafego, maior o custo.

A listagem completa de custos, e os detalhes extras para o uso do  roaming pode ser encontrada no website da sua operadora.

Deixe um comentário