Pontos Expressos em Gerenciamento de Projetos

O mercado, cada vez mais dinâmico e concorrido, com empresas cada vez mais capacitadas e inovadoras, cria um cenário de negócios no qual as soluções precisam ser cada vez mais diferenciadas, rápidas e eficientes.

ProjMgt

Variáveis mutantes, recursos das mais diversas espécies e mercado em constante transformação criam um cenário complexo que exige profissionalismo e agilidade do “colaborador” que deve saber reunir/organizar recursos que, de forma conjunta, entregam resultados à organização e partes interessadas.

Neste cenário, profissional e expresso, surge um novo perfil de gestão e de profissional: O Gerente responsável pelo Gerenciamento de

Projetos. Profissional multidisciplinar, é o responsável por atingir o objetivo do projeto, coordenando a entrega de resultados claros e objetivos à organização dentro de restrições de tempo, custo, qualidade e outras limitações passíveis ao contexto.

Uma rápida passada no conceito de projeto: Um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. (retirado do PMBOK®)

Gerenciamento de Projetos (GP) no Mundo

O Project Management Institute (PMI®) é referência global em Gerenciamento de Projetos. Instituição sem fins lucrativos é responsável pela edição do  Project Management Body of Knowledge (PMBOK®), conjunto de boas práticas em GP, amplamente utilizado em projetos nos 4 cantos do planeta e que, atualmente está em sua quarta edição.

Diversos são os pontos abordados pelo PMBOK®: Processos de gerenciamento de projetos de um projeto, integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e ética profissional.

A “ótica PMI” é hoje, sem dúvidas, a principal referência para gestores de Portfólios, Programas e Projetos, em organizações dos mais diversos mercados e mias diversos portes.

Deixe um comentário