Não precisaremos mais sofrer com e pseudo rapidez do 3G…Em breve poderemos reclamar do 4G! #not?
Brincadeiras à parte, essa semana tivemos uma boa notícia oriunda do mercado de telecomunicações: O Leilão da frequência 2,5 giga-hertz foi considerada um sucesso pelo ministro das telecomunicações. Com ágil (31%) e agilidade nos arremates, tudo indica que teremos, em breve, internet em alta velocidade (abril-2013 segundo ANATEL).
– Por que preciso saber disso? O que vai mudar na minha vida?
Com o 4G, em tese, teremos conectividade de 20 a 40Megas a céu aberto… Apenas para comparação, a GVT “causou” quando chegou em Vitória com o link de 10Megas.
– E tem mais… Importante:
Você, leitor da coluna AP, que gosta de viajar e trazer os melhores gadgets em primeira mão, fique atento: O dispositivo que você for comprar deverá ser da frequência de 2,5 Ghz (nos EUA, por exemplo, as frequências são de 800/700 MHz e de 2,1 GHz). Se não for 2,5 pode esquecer, ok?
O lado “cool” da coisa:
Será obrigação das operadoras que arremataram as frequências a oferta de conectividade mínima em áreas rurais: Mínimo de 256kbps de download e 128kps para upload. Um grande passo em se tratando de universalização do acesso… Sendo sem fios, a conectividade chegará em locais remotos. Finalmente o Facebook poderá ser um vício tanto aqui no Sudeste como no interior do Sertão!