E-commerce Básico

Tecnês x Português: E-commerce Básico – Coluna Andrea Pena

O tema é daqueles que esteve, está e estará sempre em alta: vendas pela internet.

Loja on-line, compra coletiva, social commerce%u2026 Muitos são os termos desse mercado e, assim, a confusão na cabeça do empreendedor passa a ser algo natural. Defendo a ideia que empreender na internet exige GRANA e/ou capacitação técnica do empreendedor. Só assim pintam bons “produtos” no meio digital.

– A loja online: De forma bem resumida é a ferramenta de vendas pela internet. Como um amigo meu (dono de uma grande e inovadora loja online de vinhos) costuma dizer: “uma Loja on-line é um simples tirador de pedidos.”. Na loja estarão seus produtos, seus clientes cadastrados, suas promoções, seu atendimento, tudo gerenciado por meio da própria loja em sua área restrita de administração.

– Social Commerce: É comércio eletrônico integrado com as redes sociais. Venda de produtos, de fato, ou coleta de informações segmentadas para a potencialização de vendas em plataformas digitais. Pense comigo: Se eu tenho a informação, por meio das mídias sociais, que você é Gremista, por que colocaria a camisa do Inter em exposição?

– Marketplaces: Os mais famosos dos marketplaces, sem dúvidas, são o eBay e o Mercado Livre. São uma espécie de Shopping que reune lojas e vendedores independentes.

– Compra Coletiva: Não deixa de ser e-commerce. Com certeza você já deve ter visto o Peixe Urbano ou o Groupon, né? Dependendo do tipo de produto ou serviço que você comercialize, são uma ótima oportunidade.

Atenção: Muito planejamento e pesquisas na decisão por expor seus produtos/serviços online. A internet é um mar de oportunidades para os que estão preparados. Uma ação mal planejada pode ser um grande golpe em sua marca.

Deixe um comentário