Paulo Kakinoff: CEO Summit 2012 em um papo bacana. “O que de fato aconteceu, ao invés de revestir essa história com parábolas…”
O cara é fera!
Ex CEO Audi Brasil (com 34 anos de idade), atual CEO da Gol Linhas Aéreas. Uma história super bacana! Executivo que sabe enxergar oportunidades desde cedo, desde os tempos de estagiário…
Pense bem: Trocou o glamour dos carros importados Audi pelo pepino com asas da Gol. Crise dos 40 antecipada? Ou seria a máxima de ter sempre bons desafios profissionais para manter a vida nos trilhos?
CEO + Diálogo
Estou compartilhando a entrevista não apenas pela história em si mas pela abordagem sobre a importância do CEO que dialoga com as partes interessadas da cadeia e a geração de resultados… CEO que atua na ponta do negócio e não apenas no tradicional ecossistema de ferramentas de gestão.
“É importante estar ali, ao vivo, no checkin, nas bases, nos aeroportos… …Aqueles insights que os sistemas de gestão não pegam.”
“Ontem fiquei 45 minutos ouvindo um senhora que estava me #$%ˆ&* porque a Gol não estava permitindo que ela viajasse com um peixinho Betta para presentear a sobrinha”
Assentos Vazios = Venda de Conforto
O diálogo foi a ferramenta para o case dos acentos GOL+: Como implementou um produto na empresa aérea a partir da atitude simples de abrir o diálogo com os clientes, sem rodopios, sem sistemas complexos ou avançados: Usando o bom e velho e-mail.
A Gol opera aeronaves 737 de alguns modelos, como o 737-800 com capacidade para aproximadamente 190 passageiros com formatação de assentos em fileiras de 3 + 3 (janela, centro, corredor + corredor, centro, janela).
Os vôs operados no Santos Dumont, dada uma restrição operacional daquele aeroporto, não podem voar em capacidade Full… Ou seja, a GOL mesmo que tenha clientes pagantes não terá um avião 100% cheio chegando ou saindo do Santos Dumont.
Eis que chega uma sugestão de um cliente: Se têm de voar forçozamente vazios, concentre os assentos vazios no meio das primeiras fileiras e venda o benefício de viajar sem ninguém na fila do meio.
Pronto… Ideia documentada, produto formatado, fatiado, lapidado, desenvolvido e implementado: R$25,00 a mais para o cliente GOL voar sem vizinho do meio.
Vale tirar uns 40 minutos do dia para ver a entrevista… Diversas boas histórias e lições além do assento @ SDU.
Link para a matéria: https://www.endeavor.org.br/como-se-reinventar-mudar-e-deixar-a-vida-em-equilibrio/
Link do produto Gol: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/58520-gol-vende-assento-sem-vizinho-a-partir-de-r-25-a-mais.shtml