A Tal WEB 2.0

A WEB precisa de ser tachada? Não cabe a mim dizer se sim ou se não, mas trazer a informação independente, sobre os termos em si, pode até ser uma reflexão.

Quem criou a WEB 2.0? Ela existe? Existe muita discussão em torno do assunto. Uns defendem que é apenas uma revolução natural do perfil de utilização já outros defendem que é uma revolução nunca vista na rede… Enfim, peguemos a definição para que cada um tire suas conclusões:

Texto integralmente retirado de: Wikibooks

Web 2.0

“O termo Web 2.0 surgiu em 2003 a partir de um congresso da O’Reilly Media [1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços baseados na plataforma Web, como wikis, aplicações baseadas em folksonomia e redes sociais. Essa não é uma tecnologia e não necessariamente precisa ser implantada ou é cara demais para não ser… Trata-se de um conjunto de novos conceitos e práticas que podem ser sempre utilizadas a favor das empresas e em prol de uma boa relação com seus internautas. Na verdade, se bem utilizada, só traz benefícios: é possível oferecer uma melhor experiência de navegação e uma interface mais rica; a possibilidade de o internauta participar efetivamente do seu site; estreitar o relacionamento com ele e fideliza-lo, conhecendo-o mais profundamente e possibilitando a entrega de produtos e serviços personalizados.

Alguns especialistas em tecnologia, como Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web, alegam que o termo carece de sentido pois a Web 2.0 utiliza muitos componentes tecnológicos criados antes mesmo do surgimento da Web 2.0 [2]. Alguns críticos do termo afirmam também que este é apenas uma jogada de marketing.

Neste sentido, também algumas empresas utilizam-se da palavra Web 2.0 apenas como ação de marketing, sem realmente entender o conceito de web 2.0, assim sendo até mesmo aplicativos que não são Web identificam-se como web 2.0.[3]…”

Referências

  1.  Brady Forrest Controversy about our “Web 2.0” service mark disponível em:http://radar.oreilly.com/archives/2006/05/controversy_about_our_web_20_s.html
  2.  Scott Laningham, developerWorks Interviews: Tim Berners-Lee disponível em:http://www.ibm.com/developerworks/podcast/dwi/cm-int082206txt.html
  3.  Jon Brodkin, Buzzword, or Internet revolution? disponível em: url=http://www.networkworld.com/news/2007/012407-web-20.html

Deixe um comentário