Etiqueta Digital e nas Redes Sociais

Outra dia desses, passando em frente a uma livraria em um aeroporto me deparei com um livro muito bacana: Etiqueta 3.0. O tema é uma realidade muito atual e, nesse mundo acelerado que vivemos, já há que escreva sobre o assunto.

Afinal…

Existe um padrão social a ser seguido nos ecossistemas e redes sociais?

Quando falamos de etiqueta, falamos de um padrão social que… Bem, não vamos a fundo nessa questão “social” comportamental porque, na minha opinião, esse é assunto para antropólogos e cientistas sociais… :) Falemos da prática: Será que você está fazendo bonito no seu ecossistema digital?

Podemos falar de etiqueta digital? Pense bem: Cada recurso, rede social, gadget, enfim, tecnologia de comunicação tem o seu “código de conduta” e boas práticas. E temos que ficar bem atentos porque nessa correria dos dias de hoje, um e-mail escrito em CAIXA ALTA PODE SER MUITO MAL INTERPRETADO E ATÉ FECHAR PORTAS!

Na prática, temos que planejar e pensar bem como nos comunicamos no e-mail, por torpedo, pelo Facebook, pelo WhatsApp, no Instagram, no Twitter etc…. Sendo assim, aí vão algumas dicas:

Smartphone

Silencioso e modo vibratório já não resolve mais… Se você tem uma reunião, um almoço de negócios, um encontro importante etc., com alguém que não entende esse “mundo paralelo dos sms+whatsapp” desligue o aparelho. Manter no vibratório significa só atender EMERGÊNCIA e não mandar aquele tradicional: “Só um minutinho… Oi Fulano, to numa reunião, já te ligo….”.

Facebook

  • Configure o sistema de listas de forma que você crie grupos setoriais e, assim, tenha informações compartilhadas de forma customizada. Ex.: Grupo de amigos da faculdade, família, vizinhos, colegas de trabalho, clientes… Você não quer que seu cliente veja detalhes e fotos que só dua família devem ver, né?
  • EVITE ESCREVER EM CAIXA ALTA. Na internet, caixa alta é COMO FALAR GRITANDO.
  • Tudo bem que você seja super fã do Colheita Feliz, do Meu Calendário e do Mafia War mas precisa convidar todos os seus amigos da lista? Esse compartilhamento pode soar como invasão de privacidade.
  • Viu uma frase bacana, uma foto legal e quer compartilhar, faça mas dê os créditos! Não tem coisa mais mal educada que a cópia. Compartilhar com créditos de autoria é a essência da internet. Essa vale para a vida, e não só para redes sociais :) .

Twitter

  • Nunca pergunte a um tuiteiro por qual motivo ele não te segue. Você deve seguir perfis que agreguem e não apenas por ser seu amigo, colega de trabalho ou alguém próximo. Claro que o bom senso vale… Se, ainda assim, alguém te perguntar o motivo do no-follow e for alguém super-ultra-mega-especial, solte uma frase de espanto: “Nooooooossa, você tem tuííter? Me dá seu perfil que vou seguir agora! :) “.

Instagram

  • A regra de seguir ser seguido do Twitter vale aqui também.
  • Nunca coloque uma foto de alguém que não te deu autorização para isso… Além de pouco polido, esse compartilhamento pode render até processo!

Curtiu? Não Curtiu? Viajei!? Comenta-aí! :)

Deixe um comentário