Brasil – País do Futebol. País que para, literalmente, diante de TV’s, rádios e, “como nunca antes visto na história desse país”, computadores e celulares smartphones.
Sim, o Brasil para e a tecnologia IP nos permite ver esse fenômeno.
Repare na figura abaixo, um gráfico Tempo X Consumo de Banda. No eixo horizontal, notamos o queda de consumo com início do jogo. Em seguida às 12 horas há um pequeno pico de consumo (o intervalo do primeiro tempo) e em seguida, final de jogo, quase todo mundo voltando às atividade, a banda de internet volta a ser consumida. Na internet, não existe pesquisa IBOPE, existe “RELATÓRIO REAL DE USO“.
O PTT.Br – Ponto de Troca de Tráfego, o HUB brasileiro da Internet (onde praticamente TODOMUNDO que navega na internet da uma passadinha mas nem sabe) e divulga abertamente gráficos de consumo de rede. Sim, é uma ótima ilustração do fenômeno da Copa do Mundo.
PTT é um projeto do CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil) que “promove e cria a infraestrutura necessária (Ponto de Troca de Tráfego – PTT) para a interconexão direta entre as redes (“Autonomous Systems” – ASs) que compõem a Internet Brasileira”. via PTT site
A internet tem sido um grande facilitador de acesso a conteúdos futebolísticos: Lances exclusivos, replays, tabelas interativas estão sendo um show à parte no espetáculo do futebol.
Google (placares interativos na busca), FIFA (painel ao vivo do jogo), Twitter (hashtags convertidas em bandeiras), Desenvolvedores Mobile (apps especiais para BlackBerry, iPhone), todos os grandes da WEB deram uma colaboração para termos um espetáculo (ainda modesto) na WEB.
Que venha a copa de 2014! Tecnologia acessível permitindo colocar o expectador como carro chefe da transmissão via celulares “10G” ao vivo da arquibancada em seções via www.ustream.tv e etc.! =) A interatividade não terá limites.